SC Transplantes celebra 25 anos salvando vidas e transformando histórias |
A maior honraria de Joinville será entregue ao sacerdote no dia 24 de março, com transmissão pelas redes sociais Com 56 anos de sacerdócio, monsenhor Bertino Weber será homenageado pela Prefeitura de Joinville com a Medalha Dona Francisca no dia 24 de março, em cerimônia fechada ao público. Por causa da pandemia, o evento será realizado somente com a presença de autoridades e do homenageado, com transmissão online pelas redes sociais da Prefeitura e da Diocese, às 19h, na Expoville.
A escolha pelo nome de Monsenhor Bertino, feita por um conselho formado pelo prefeito, vice e secretários, se deve à forte ligação do sacerdote com a comunidade de Joinville. "Um homem de fé, de exemplos e que muito fez e faz pela cidade", destaca a Prefeitura.
Com 84 anos a serem completados em novembro de 2021, Monsenhor Bertino sempre atuou na Catedral São Francisco Xavier, onde foi pároco por 36 anos e hoje é vigário. O sacerdote participou ativamente da construção e da colocação dos vitrais da Catedral, cujas obras começaram em 1960 e foram inauguradas em 1977. Nascido em Anitápolis, ele chegou recém-ordenado a Joinville, em 1965.
Monsenhor Bertino já ganhou outras homenagens na cidade e no Estado. Entre elas, a de Cidadão Honorário de Joinville e a Medalha Anita Garibaldi. Também foi eleito Personalidade do Século pelo Sindicato dos Radialistas do Norte Catarinense.
A maior honraria de Joinville
Instituída pelo então prefeito Luiz Henrique da Silveira em 1999, a Medalha Dona Francisca é reconhecida como símbolo da nobreza joinvilense. Destinada a homenagear pessoas que se distinguem no engrandecimento do município, é considerada a maior honraria concedida pela cidade de Joinville.
Monsenhor Bertino será o 22º homenageado com a medalha, entre esportistas, políticos, profissionais liberais, empresários e professores. O último a receber a honraria foi o empresário e presidente do Instituto Festival de Dança de Joinville, Ely Diniz.(Diocese de Joinville)
Deixe seu comentário